Nesta terça-feira (12), a Polícia Ambiental, resgatou nove cães que sofreram maus-tratos, em Santo Antônio do Aracanguá (SP). Dois dos animais, acabaram falecendo.
Segundo as informações, durante o patrulhamento ambiental, a equipe realizou o atendimento a denúncia anônima e, após chegar ao local informado, constataram os maus tratos aos cachorros e a morte de um.
Ainda segundo as informações, outro cão morreu em seguida, tendo em vista a situação. Sendo assim, foi feita o Auto de Infração Ambiental AIA que tem a penalidade do pagamento de uma multa de R$33.000, 00
No dia dos fatos
No dia dos fatos, os funcionários da vigilância sanitária do município foram acionados por populares que informaram a existência de vários cachorros em um imóvel com uma situação precária de higiene e doenças.
A vigilância também foi informada que os animais haviam sido abandonados pelo único morador da localidade e que um dos animais já estaria morto no local. Já no outro precisou ser aplicado eutanásia devido o estado avançado da doença Leishmaniose.
O infrator foi indiciado na esfera penal pelo crime do Art. 32 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes de maus-tratos contra animais. No entanto, não foi conduzido ao Plantão Policial pois seu paradeiro é desconhecido e a autuação será encaminhada para publicação em Diário Oficial do Estado.